Você sabe quais os benefícios de uma avaliação patrimonial?
- Marco Nippashi
- 7 de out. de 2021
- 2 min de leitura

O principal objetivo para se preparar uma avaliação patrimonial é determinar/mensurar os valores reais e atuais de mercado de todos o patrimônio de uma empresa e/ ou pessoa física.
Saber sobre o valor dos seus ativos é um indicador para tomada de decisões estratégicas como:
Fusão e aquisição
A avaliação do patrimônio/ infraestrutura da empresa para suporte ao valuation da empresa.
Oferta Pública Inicial (IPO)
A avaliação dos bens é um input no cálculo do valor da empresa e no suporte para o estudo do valor inicial do preço das ações.
Cisão societária
Na saída de um membro de um quadro societário, dentre vários procedimentos exigidos, é necessário realizar o laudo de avaliação patrimonial líquido para realizar o calculo do valor atual das cotas da empresa e realizar o pagamento devido ao socio que está deixando a sociedade.
Venda de ativos
A empresa realiza um laudo de avaliação patrimonial para tomada de decisão.
Finalidades legais
Partilha de bens, indenizações, desapropriações, servidões, venda de ações, tributos federais, estaduais e municipais, entre outros.
Financiamentos e seguros
Bancos e seguradoras exigem o valor de mercado atual do patrimônio da empresa (laudo) para o cálculo da tomada de crédito ou da base de cálculo para seguro.
Gestão do ativo fixo
O conhecimento do valor de mercado e estado dos seus bens, permite uma melhor gestão sobre seus bens no que tange a tomada de decisão do investimento (CAPEX) e a na manutenção para melhor uso e extensão de sua vida útil (OPEX).
Com isso, podemos concluir que a avaliação patrimonial é um importante indicador de valor para tomada de decisão, suporte para atendimento ao compliance de auditoria e do conhecimento da real situação do valor de seus ativos para o melhor controle e gestão do seu patrimônio.
Comentarios