top of page

Você sabe qual o motivo e a importância de um laudo de avaliação patrimonial?

  • Foto do escritor: Marco Nippashi
    Marco Nippashi
  • 30 de jun. de 2021
  • 2 min de leitura

O principal objetivo para se preparar um laudo de avaliação patrimonial é determinar/mensurar os valores reais e atuais de mercado de todos o patrimônio de uma empresa e/ ou pessoa física.

No âmbito contábil, os principais motivos para a elaboração do laudo de avaliação patrimonial são as exigências ao atendimento às Normas Brasileiras de Contabilidade (NBC) no que se refere ao:


· NBC TG 01 – Redução ao valor recuperável de ativo – quando a auditoria contábil identifica evidências de que o valor de mercado da empresa possa estar abaixo do valor contábil, se exige a realização da avaliação à valor justo líquido de despesas de venda de seu patrimônio.

· NBC TG 15 – Combinação de negócios – na aquisição de uma empresa se deve mensurar o valor justo dos ativos intangíveis e tangíveis (avaliação patrimonial) na data-base da aquisição.

· NBC TG 28 – Propriedade para investimento - onde essa norma exige que todo ano se deva testar os valores de mercado dos imóveis da empresa que foram adquiridos para investimentos futuros.



Além dos pontos mencionados acima, a avaliação patrimonial é um importante indicador para tomada de decisões estratégicas como:


· Fusão e aquisição – a avaliação do patrimônio/ infraestrutura da empresa para suporte ao valuation da empresa.

· Oferta Pública Inicial (IPO) – a avaliação dos bens é um input no cálculo do valor da empresa e no suporte para o estudo do valor inicial do preço das ações.

· Cisão societária – na saída de um membro de um quadro societário, dentre vários procedimentos exigidos, é necessário realizar o laudo de avaliação patrimonial líquido para realizar o calculo do valor atual das cotas da empresa e realizar o pagamento devido ao socio que está deixando a sociedade.

· Venda de ativos – a empresa realiza um laudo de avaliação patrimonial para tomada de decisão.

· Finalidades legais (partilha de bens, indenizações, desapropriações, servidões, venda de ações, tributos federais, estaduais e municipais, entre outros).

· Financiamentos e seguros – bancos e seguradoras exigem o valor de mercado atual do patrimônio da empresa (laudo) para o cálculo da tomada de crédito ou da base de cálculo para seguro.

· Gestão do ativo fixo – o conhecimento do valor de mercado e estado dos seus bens, permite uma melhor gestão sobre seus bens no que tange a tomada de decisão do investimento (CAPEX) e a na manutenção para melhor uso e extensão de sua vida útil (OPEX).


Todos os laudos patrimoniais elaborados no âmbito nacional devem atender às exigências da norma ABNT 14.653 e suas partes 1 - avaliação de bens, 2- Imóveis Urbanos, 3 – Imóveis Rurais, 4 – Empreendimentos e 5 - Máquinas, equipamentos, instalações e bens industriais em geral, onde são descritos as metodologias, métodos e entradas de informações necessários para a execução do laudo.

Com isso, podemos concluir que a avaliação patrimonial é um importante indicador de valor para tomada de decisão, suporte para atendimento ao compliance de auditoria e do conhecimento da real situação do valor de seus ativos para o melhor controle e gestão do seu patrimônio.

 
 
 

Comments


whatsapp-innovate
bottom of page